sexta-feira, 1 de março de 2013

Um mero pormenor


Amanhã,  dia 2 de Março de 2013, vai-se realizar mais uma manifestação do movimento “Que se lixe a troika”.


Não será preciso uma bola de cristal para compreender que de útil à política nacional esta manifestação, como a de 15 de Setembro e subsequentes, pouco trará ao país.

Em primeiro lugar, pela diversidade de correntes ideológicas e pessoas que o movimento procura agregar que se reduz a uma antipolítica, em segundo, porque a actual coligação venceria as eleições se as eleições fossem agora.

É o que consta da sondagem publicada a 11 de Janeiro de 2013, disponível aqui.

Além de que, de acordo com a mesma sondagem, os partidos que advogam “rasgar o memorando”, ou seja, o PCP e o BE tinham, à data do estudo, 18,4% da intenções de voto dos portugueses. Outras sondagens não têm andado muito longe destes números.

Tudo isto para dizer que sim, os participantes na manifestação de amanhã têm todo o direito à a dizer o que bem entenderem, mas espero que saibam que o que defendem: a queda do governo e o exílio da troika nunca será possível pela rua.

Em primeiro lugar porque não é o que o povo Português quer, como constou não só das eleições de 2011 (ao votarem esmagadoramente nos partidos que subscreveram o memorando), como nas sucessivas sondagens que têm vindo a lume;  

Em segundo lugar, porque que se tal acontecesse todo o processo eleitoral democrático cairia por terra: é que a democracia faz-se em primeiro lugar através do voto e uma vez caído o poder pela rua, ele cairá uma e outra vez, da mesma forma, vítima deste ou aquele grupo de pressão.

Tudo isto interessa porque o “povo” que este movimento diz defender não é, pelos vistos, o mesmo que votou em 2011 e que é entrevistado para as sondagens publicadas e isso não é um mero pormenor.

3 comentários:

  1. Pois os manifestantes pertencem aos 40% que nunca votam e um novo PRD jamé....claro claro

    ResponderEliminar
  2. Um mero pormenor, os quiosques e o pessoal que ainda vem a Lisboa da outra margem com o bilhetame a 2 euros e quarenta quer manife anseia por manife quer enforcar ratos e coelhos e assinar embaixo da linha a favor de cães raivosos e de gaijos com nomes em vias de extinção.
    Cá agente é a favor de netos de bifes e de capatazes hunos ou doutras couves de bruxelles....comande mê general cagente vai-lhe atrás...

    ResponderEliminar