segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril

Em 25 de Abril de 2011, Portugal vive várias crises. Vivemos uma crise financeira. Vivemos uma crise económica. Vivemos uma crise social. Em 25 de Abril de 2011, temos algo que não tínhamos antes de 25 de Abril de 1974: uma Democracia.

A nossa Democracia é uma ferramenta importante à nossa disposição para tomarmos decisões sobre o nosso futuro, mesmo com a entrada do FEEF e do FMI. É uma ferramenta importante ao nosso dispor para termos um debate alargado sobre o que correu mal, o que correu bem, o que queremos continuar a fazer, o que queremos mudar. Isto, em todas as áreas, incluindo uma reforma do próprio sistema político para o tornar mais próximo dos cidadãos, mais atento às suas preocupações, mais aberto às suas contribuições.

No Dia da Liberdade, devemos todos pensar como melhorar a nossa Democracia. Ela, como nós, vai evoluir, sempre imperfeita, mas sempre tentando melhorar. É nossa responsabilidade, de cada um de nós, pensar a nossa Democracia e contribuir para a sua melhoria.

No Dia da Liberdade, devemos todos fazer algo que promova a melhoria da nossa Democracia. Escrever um texto de ficção, de não-ficção, cantar uma canção, recolher assinaturas para uma petição, o que seja. Não podemos ficar à espera que os outros façam por nós. Temos de fazer qualquer coisa.

No Dia da Liberdade, este ano, Portugal vive várias crises. Vivemos uma crise financeira. Vivemos uma crise económica. Vivemos uma crise social. No Dia da Liberdade, este ano, temos algo que não tínhamos antes de 25 de Abril de 1974: uma Democracia.

É nosso dever cívico usá-la.

É nosso dever cívico melhorá-la.

Acordemos para a realidade, e procuremos uma solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário