quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Presidente não se deve demitir

O Presidente da República não se deve demitir por causa das declarações que fez relativas às suas pensões não chegarem para cobrir as suas despesas. A petição «online» que pede a demissão do Presidente da República nestes termos, e assinada por mais de duas dezenas de milhares de pessoas, confunde o acessório (declarações infelizes e posteriormente empoladas do Presidente a um jornalista) com o essencial (o actual período de crise).

Defender um maior grau de intervenção cívica e que a democracia não se resume a participar (ou não) em eleições de quatro em quatro anos não significa apoiar todas as petições «online» que surjam ou todas as manifestações que tenham lugar. Defenderei sempre o direito de fazer tais petições ou de organizar e participar em tais manifestações, mas isso não signifique que as tenha de apoiar e não as possa criticar.

Em democracia, estando a liberdade de expressão garantida, ninguém está acima de crítica. Isto inclui o Presidente da República, naturalmente, mas também todos os outros cidadãos. Participar no debate público significa que se vai ser criticado por quem não concorde com a posição que se toma. Ninguém está isento desta crítica e ninguém tem posições mais «puras» que as de outras pessoas.

Por muito que critique o Presidente, penso também que não se deve demitir simplesmente por ter tido declarações infelizes a um jornalista. Isso seria banalizar por completo a posição que ocupa e empolar fortemente uma situação que pura e simplesmente não o merece (e que já foi empolada pela comunicação social), cedendo à histeria colectiva e, portanto, dando-lhe força.

Um Presidente da República não se deve demitir por uma frase lhe ter saído mal quando falava com um jornalista. A demissão do Presidente não é algo de trivial e não pode surgir por algo como aquelas declarações. Seria colocar em causa o regular funcionamento das instituições democráticas por força do empolamento mediático de algo que, mesmo com a crise, não é tão importante como qualquer um de centenas de debates que temos de ter sobre a crise e como sair dela.

Há motivos que podem bem levar a que um Presidente se deva demitir. Mas o motivo invocado pela petição «online» pura e simplesmente não faz sentido.

1 comentário:

  1. Concordo, o Presidente não se deve demitir.
    Está a pagar o preço que a sociedade civil exige por um erro que cometeu. Quando têm que se enviar notas explicativas aos média para clarificar aquilo que "se queria dizer" vamos por mau caminho. Infelizmente passou a imagem de estar algo desfasado da realidade da maioria dos Portugueses. Da próxima vez que pedir sacrificios às pessoas isto vai reaparecer. Depois teve o azar de ir no seguimento das nomeações para a EDP e isto foi um erro de palmatória. Os média estavam à espera que alguém baixasse o flanco. Pouco normal em Cavaco que gere bem os silêncios.

    ResponderEliminar