quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Assumam-se

Gostava que a nossa imprensa se assumisse politicamente. Gostava que os nossos jornais tornassem claro quais as políticas que tendem a apoiar, quais os políticos que tendem a apoiar, quais os partidos que tendem a apoiar. Durante as eleições, por exemplo, poderiam perfeitamente apoiar uma determinada candidatura e explicar os seus motivos para essa selecção.

Preferia que as opções políticas dos meios de comunicação social, em particular dos jornais, fossem assumidas, do que a actual situação em que se encontram apenas subentendidas, escondidas sob um manto de falsa objectividade. As opiniões políticas não são dados objectivos que estão simplesmente a ser reportados, e devem ser assumidas.

Toda esta informação é importante para o cabal esclarecimento da opinião pública. É importante que os cidadãos saibam quais as perspectivas e quais as opções que enformam as tomadas de posição nos vários jornais e outros meios de comunicação social equivalentes. O que não impediria esses mesmos meios de comunicação social de continuarem a prestar um serviço imprescindível em democracia - antes pelo contrário, permitir-lhes-ia fazê-lo de forma mais transparente e clara.

Da mesma forma que é relevante saber quem financia determinado meio de comunicação social, é importante saber quais as escolhas politicas que estão por trás daquilo que é dito em artigos de opinião e editoriais. Nada disto impediria os jornais de serem isentos no tratamento das notícias, ao mesmo tempo que melhoraria a qualidade do debate público da nossa democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário