O individualismo refere-se à noção de que cada um de nós é um ser autónomo, específico, com características próprias, com preferências diferentes, e diferente dos outros, sendo que todos temos direito a ser quem somos, a ser diferentes à nossa maneira, aplicando-se a máxima 'todos diferentes, todos iguais'.
O egoísmo tende a significar que alguém apenas pensa em si próprio, ignorando todos os outros à sua volta. Tende também a contrapor-se ao conceito de altruísmo, que se refere a alguém que não pensa apenas em si, mas pensa também nos outros.
Acontece ainda que os próprios conceitos de egoísmo e altruísmo estão ligados de outra forma. É que eu não deixo de procurar, pessoalmente, ser o mais feliz possível quando penso nos outros ao tomar as minhas decisões. Simplesmente, a minha felicidade depende em parte da felicidade alheia. O facto dos outros serem felizes contribui para a minha felicidade, o que ajuda a que eu, então, procure ajudar os outros a serem felizes.
O Liberalismo não promove o egoísmo. O Liberalismo constata que as pessoas querem ser felizes, qualquer que seja a sua noção de felicidade, e defende que, desde que não haja uma intromissão ilegítima na liberdade de outras pessoas o fazerem, cada um de nós deve ter a liberdade de procurar a sua própria felicidade, com base nas suas preferências. (Caso haja uma intromissão ilegítima na liberdade de outrem, então deve haver intervenção externa [no limite, uma intervenção pública] no sentido de impedir essa intromissão, ou indemnizar quem seja prejudica pela mesma.)
O Liberalismo defende o direito à diferença. Não temos todos de nos submeter à norma. Não temos todos de pensar da mesma maneira. Aliás, é saudável que não pensemos todos da mesma maneira. O pluralismo é a base de uma sociedade dinâmica e capaz de se reinventar quando necessário. E ninguém pode ser coagido pela sociedade a confinar-se a um certo papel devido a preconceitos e estereótipos, a tradições, ou ao que seja. Cada um de nós deve ter a oportunidade de se afirmar enquanto si próprio, e não simplesmente enquanto parte de um padrão social normalizador.
Sem comentários:
Enviar um comentário