sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dizer mal é fácil

Dizer mal é fácil. Ter alternativas credíveis é que já é mais difícil. E também é difícil assumir responsabilidade por fazer propostas - é bem mais fácil atirar essa responsabilidade para os outros.

O pensamento desestruturado é uma grande tentação. Ter de ser coerente é difícil. Tal como é difícil apresentar argumentos para defender uma certa posição - é bem mais fácil apresentá-la como decorrência inexorável do senso comum.

Senso comum esse que depois é apresentado como sendo inquestionável. Quem dele difere ou é louco ou é desonesto. E o debate fica pela troca de insultos.

Mas para fortalecer os alicerces de certa posição, nada melhor que um bom debate. É o debate que afasta os pontos fracos e torna claros os pontos fortes.

Uma sociedade que não se debate a si própria vai ser menos dinâmica e menos capaz de se adaptar a choques. E a falta de capacidade de adaptação e o definhamento estão de mãos dadas.

Dizer mal é fácil. Mas insuficiente. É fundamental haver um debate vigoroso sobre os prós e contras das várias alternativas. Pode ser difícil. Mas está demasiado em jogo para cairmos em facilitismos.

1 comentário:

  1. Dizer mal é fácil, talvez insuficiente, mas é antes completamente desnecessário. Haja espírito crítico.

    ResponderEliminar