domingo, 3 de julho de 2011

Sistema Público

O que entender por «sistema público» de qualquer coisa? Terá de ser necessariamente o Estado a fornecer o serviço, ou poderão ser privados a fazê-lo? E o que é um sistema público em que são os privados a fornecer o serviço?

Um sistema público, na minha opinião, não requer necessariamente a provisão directa por parte do Estado do serviço em causa. Um sistema público pode significar que haja provisão do serviço por parte de privados, mas que a provisão desse serviço seja regulada de alguma forma pelo Estado para, por exemplo, garantir o acesso a esses serviços a todos os que deles necessitem.

O Estado também não tem de, necessariamente, financiar esse serviço directamente, através de transferências directas para as entidades privadas responsáveis. Basta regular essa actividade de alguma forma para criar um «sistema público», na minha acepção do termo.

Com isto não quero ainda concretizar nenhum modelo específico para a Educação, Saúde ou Segurança Social, áreas que mencionei no meu artigo sobre a minha concepção de Liberalismo. Isto é apenas uma breve nota para, sucintamente, clarificar a minha forma (talvez idiossincrática) de ver este conceito.

Sem comentários:

Enviar um comentário